top of page

BIOGRAFIA

Beyoncé Giselle Knowles-Carter - ou apenas Beyoncé - nasceu no dia 04 de setembro de 1981, em Houston, no Texas. Irmã mais velha de Solange Knowles, ambas são filhas de Tina Knowles Lawson e Mathew Knowles. Em sua infância, Beyoncé estudou no colégio St. Mary’s Elementary School, onde ela se matriculou em aulas de dança, incluindo ballet e jazz. Seu professor de dança foi o responsável pela descoberta da vocação musical da garota. A primeira vez que Beyoncé cantou em um palco foi em um show de talentos de sua escola, onde venceu cantando "Imagine" de John Lennon.

 

Quando mudou de colégio, Beyoncé entrou para o coral de estudantes e, posteriormente, tornou-se solista do coral da Igreja Metodista St. John's United. Logo após, Beyoncé e outras cinco garotas se uniram formando o grupo Girl's Tyme. A primeira importante apresentação do grupo aconteceu no programa de talentos Star Search,  porém, elas não venceram. Foi então quando seu pai, Mathew, decidiu abandonar seu atual emprego, onde vendia equipamentos médicos, para treinar as meninas e se tornar empresário do grupo. Já sua mãe, Tina, ficou responsável por desenhar e criar os figurinos das meninas. Mais tarde, o grupo sofreu mudanças em sua formação (tendo como integrantes Beyoncé, Kelly Rowland, LeToya Luckett e LaTavia Roberson) e passou a se chamar Destiny's Child.

 

Em 1995, elas assinaram um contrato com a Elektra Records, porém, o mesmo foi rompido pela gravadora antes mesmo que elas pudessem lançar um álbum. Mas no ano seguinte, a Columbia Records contratou o grupo e, em 1997, elas lançam seu primeiro álbum intitulado "Destiny's Child", emplacando nas paradas de sucesso seu primeiro hit, o single "No, No, No". Desde então, o grupo continou crescendo e o sucesso só aumentava. Em 1999, elas lançavam seu segundo álbum, "The Writing's On The Wall". Em meio a divulgação de um dos singles, "Say My Name", o grupo sofreu outra mudança em sua formação. LeToya e LaTavia deixaram o grupo, e foram substituídas por Michelle Williams e Farrah Franklin (a última deixou o grupo poucos meses depois).

 

O Destiny's Child, sendo formado então por Beyoncé, Kelly e Michelle, passou a receber inúmeras críticas devido as mudanças que ocorriam em sua formação, e em resposta, elas lançaram seu terceiro álbum, intitulado "Survivor". O primeiro single, "Independent Women Part I", fez parte da trilha sonora do filme "Charlie's Angels" (As Panteras, no Brasil) e permaneceu no topo da Billboard Hot 100 durante 11 semanas consecutivas, entrando para o Guiness World Records como a canção de um grupo feminino que ficou mais tempo no topo das paradas. O segundo single, "Survivor", rendeu a Beyoncé o prêmio de compositora do ano pela ASCAP Music Awards. E com o sucesso imenso do terceiro single, "Bootylicious", a palavra foi inclusa no dicionário americano alguns anos depois. Parece que a resposta foi mais do que suficiente, não é mesmo?

 

Em 2002, elas anunciaram uma pausa no grupo para iniciarem suas carreiras solo. No mesmo ano, Beyoncé atuou em dois filmes: "Austin Powers e o Membro de Ouro" e "Resistindo às Tentações". Ela também colaborou na canção "03 Bonnie & Clyde" de Jay-Z, onde se conheceram e começaram a namorar. No ano seguinte, Beyoncé lançou seu primeiro álbum solo, o "Dangerously In Love", com mega-hit "Crazy In Love" em parceria com Jay-Z. "Me Myself And I", "Naughty Girl", "Baby Boy" em parceria com Sean Paul e "Dangerously In Love Part 2" também foram grandes sucessos do álbum, que rendeu a Beyoncé 5 GRAMMYs, o prêmio mais importante da música. No fim do mesmo ano, ela realizou alguns concertos na Europa, que rendeu o dvd "Beyoncé: Live At Wembley". 

 

Em 2004, após a pausa, as integrantes do Destiny's Child se reuniram novamente para o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, intitulado "Destiny's Fulfilled", contendo os hits "Lose My Breath", "Soldier", "Girl" e "Cater 2U". No ano seguinte, elas deram início a turnê mundial "Destiny's Fulfilled... And Lovin' It Tour" e, em um dos shows, anunciaram que o grupo chegava ao fim. No mesmo ano, lançaram o dvd "Destiny's Child: Live At Atlanta" e a coletânia "#1's", contendo os maiores hits da carreira com duas canções inéditas. Ainda em 2005, Beyoncé, juntamente com sua mãe Tina, lançou a linha de roupas "House Of Deréon", inpirada em sua avó Agnèz Deréon

 

No início de 2006, Beyoncé atuou no filme "A Pantera Cor de Rosa". Em setembro, ela lançou seu segundo álbum de estúdio intitulado "B'Day", contendo grandes sucessos como "Beautiul Liar" em parceria com Shakira, "Ring The Alarm", "Get Me Bodied", "Deja Vu" em parceria com Jay-Z e o maior hit da era, "Irreplaceable", que permaneceu no topo da Billboard Hot 100 durante 10 semanas consecutivas. No final do mesmo ano, Beyoncé atuou em mais um filme, "Dreamgirls", que lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro, por Melhor Atriz e Melhor Canção Original com "Listen", gravada para a trilha sonora do filme e que também está presente no álbum B'Day. No ano seguinte, Beyoncé iniciou sua primeira turnê mundial em carreira solo, a "The Beyoncé Experience". 

 

Em 04 abril de 2008, Beyoncé e Jay-Z casaram-se em uma cerimônia discreta, e o mundo só descobriu dias depois, quando Beyoncé compareceu a uma premiação já usando sua aliança. No final do mesmo ano, Beyoncé lançava seu terceiro álbum de estúdio solo, o "I Am... Sasha Fierce", contendo grandes hits como "Halo", "If I Were A Boy", "Diva", "Video Phone" em parceria com Lady Gaga, e "Single Ladies (Put A Ring On It)", considerado a primeira dança viral do novo milênio. Na mesma época, Beyoncé atuou no filme "Cadillac Records", interpretando a lendária Etta James. No início de 2009, ela apresentou "At Last" na posse do então novo presidente americano Barack Obama, para a primeira dança com sua esposa e primeira dama, Michelle Obama. 

 

Em março de 2009, Beyoncé deu início a "I Am... Tour", no qual passou pelo Brasil em 2010. Na época, Beyoncé se surpreendeu com seus fãs brasileiros, afirmando que o show realizado para 60 mil pessoas em São Paulo foi o maior de sua carreira. Também em 2009, Beyoncé atuou no filme "Obsessed", onde, pela primeira vez, interpretou uma personagem que nao era cantora. No início de 2010, Beyoncé foi o grande destaque do Grammy Music Awards. A cantora recebeu 6 Grammys naquela noite, quebrando seu próprio recorde de 5 grammys numa única noite. Após o fim da turnê, Beyoncé tirou férias e ,nesse período, lançou o dvd "I Am... World Tour", contendo registros da última turnê e imagens de sua vida pessoal. Também em 2010, Beyoncé lançou "Heat", sua primeira fragrância. 

 

Em 2011, Beyoncé estava de volta. Em março, ela anunciou que seu pai não administrava mais sua carreira. Mathew Knowles foi empresário de Beyoncé desde os anos 90, quando a mesma ainda iniciava sua carreira no grupo Destiny's Child. Sendo assim, Beyoncé passou a assumir sua própria carreira. No mês seguinte, ela lançou "Run The World (Girls)", o primeiro single do seu quarto álbum de estúdio, intitulado "4". O mesmo não foi um sucesso de vendas como seus anteriores, mas recebeu muitas críticas positivas da mídia especializada, e possui grandes sucessos como "Best Thing I Never Had", "Love On Top", "End Of Time", "Countdown" e "1+1". Em maio, ela recebeu o "Millenium Award" em uma homenagem da premiação Billboard Music Awards, e no mês seguinte, Beyoncé fez história quando se apresentou no Festival Glastonbury, sendo a primeira mulher, em 20 anos, a ser headliner do evento. Em agosto, Beyoncé se apresentou no Video Music Awards 2011 com a canção "Love On Top", e anunciou para o mundo sua gravidez. O anúncio bateu o recorde de assunto mais comentado no Twitter, sendo cerca de 8.868 tuítes por segundo! Em setembro, ela lançou sua nova fragrância, intitulada "Pulse".

 

No ano seguinte, dia 07 de janeiro de 2012, nasceu Blue Ivy Carter, primeira filha de Beyoncé e Jay-Z. Dias depois, atravéz do Tumblr, foram divulgadas as primeiras imagens da bebê. Em maio, Beyoncé fez o seu retorno aos palcos realizando quatro shows no Revel Resorts, em Atlantic City. Os ingressos se esgotaram em segundos. Em agosto, Beyoncé foi a embaixadora do Dia Mundial Humanitário e apresentou a canção "I Was Here" no prédio da Assembléia Geral da ONU. No fim do ano, foi anunciado que Beyoncé seria a grande atração do intervalo do Super Bowl 2013, um dos eventos esportivos de maior audiência televisiva. A Pepsi foi a patrocinadora do evento, e fechou um contrato milionário com a cantora. 

 

A performance de Beyoncé no Super Bowl 2013, que ocorrou em fevereiro, foi assistida por mais de 105 milhões de pessoas. Em quase 15 minutos de performance, além de apresentar alguns de seus maiores sucessos, Beyoncé convidou Kelly Rowland e Michelle Williams, reunindo o grupo Destiny's Child no palco depois de anos separadas. Após a performance, Beyoncé anunciou sua próxima turnê, a "The Mrs. Carter Show World Tour", e no mês seguinte, divulgou "Bow Down/I Been On", canção no qual todos especularam que estaria no seu próximo álbum. Em abril, ela deu início a turnê e divulgou um trecho de sua nova música, "Grown Woman", em um comercial para a Pepsi. No mês seguinte, ela divulgou uma outra nova canção, "Standing On The Sun", que foi trilha sonora para seu comercial da marca H&M. No mesmo mês, foi lançado a animação "Epic" (O Reino Escondido, no Brasil), no qual Beyoncé fazia parte do elenco dando sua voz a personagem Rainha Dara. Em setembro, Beyoncé veio ao Brasil pela segunda vez com sua turnê, apresentando-se em diversas cidades e também, pela primeira vez, no Rock In Rio

 

Em dezembro de 2013, Beyoncé estava se aproximando do fim da primeira parte de sua turnê, quando lançou no iTunes, de forma inédita e sem qualquer aviso prévio, seu novo álbum de estúdio, intitulado "BEYONCÉ". A cantora se referiu ao projeto como "álbum visual", contendo 14 canções inéditas, onde cada uma delas era acompanhada de um videoclipe. A grande quantidade de acessos fez com que o site ficasse fora do ar durante alguns minutos. Antes mesmo de completar uma semana de lançamento, o álbum já havia vendido mais de 1 milhão de cópias digitais, ficando em 1º no iTunes de mais de 100 países. Em fevereiro de 2014, Beyoncé deu continuidade a "The Mrs. Carter Show World Tour", incluindo faixas de seu último álbum no repertório de seus shows. E chegando ao fim, a turnê se tornou a quarta turnê feminina mais bem sucedida de todos os tempos, lucrando mais de 220 milhões de dólares. 

 

Em junho, Beyoncé anunciou o "Beyoncé: X10", especial no qual 10 performances de sua última turnê seriam televisionados pela emissora HBO, sendo uma performance por semana. No mesmo mês, ela e Jay-Z deram início a "On The Run Tour", turnê conjunta realizada pelo casal no EUA e na França. Em agosto, Beyoncé lançou a versão remix da música "Flawless" com participação da rapper Nicki Minaj, como último single do álbum BEYONCÉ. No mesmo mês, ela encerrou o Video Music Awards 2014 apresentando um medley de todas as músicas de seu útlimo álbum e foi homenageada com o "Michael Jackson Video Vanguard Award", recendo tal prêmio das mãos de Jay-Z e Blue Ivy.

 

Após 21 apresentações, a turnê conjunta de Beyoncé e Jay-Z se encerrou, onde eles lucraram mais de 100 milhões de dólares. Os dois últimos shows, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Paris, foram gravados para o especial "On The Run Tour", e televisionado no dia 20 de setembro pela HBO. Em novembro, Beyoncé fez o relançamento do álbum BEYONCÉ, na versão "Platinum Edition". O projeto trazia, além das 14 canções e os 17 videoclipes, um DVD contendo as 10 performances do especial "Beyoncé: X10", um mini-calendário 2015, e um CD contendo versões remixes para algumas faixas do álbum, além de duas canções inéditas: "Ring Off" e "7/11". A última, inclusive, ganhou um videoclipe e foi usada como single para promover o relançamento. 

 

No ano seguinte, em fevereiro, Beyoncé se apresentou no Grammy Music Awards 2015, no tributo ao filme "Selma". No mesmo mês, ela participou do especial de TV “Songs In the Key of Life – An All-Star Grammy Salute” em homenagem ao ícone Stevie Wonder. Ainda em fevereiro, ocorreu o lançamento do filme "Fifty Shades of Grey" (Cinqüenta Tons de Cinza, no Brasil), no qual Beyoncé fazia parte da trilha sonora com duas músicas. Ela fez uma versão sombria e ainda mais sexy para "Crazy In Love", um de seus primeiros hits, além de uma versão remix para a canção "Haunted", presente em seu mais recente álbum.

 

Depois de ficar quase 1 ano longe dos grandes palcos, Beyoncé se apresentou, em setembro, como headliner no festival Made In America 2015. No show ela performou, pela primeira vez, canções como "Crazy In Love" (versão para o filme Cinqüenta Tons de Cinza), "7/11" e "Feeling Myself" (canção de Nicki Minaj no qual ela colabora), além de mudar o arranjo instrumental de grande parte do seu repertório. Dias depois, ela também se apresentou no Global Citizen Festival 2015. Em outubro, Beyoncé performou em um evento beneficente do TIDAL ao lado de Nicki Minaj e Jay-Z. A última novidade sobre a cantora no ano de 2015, foi o lançamento da música "Hymn For The Weekend", colaboração de Beyoncé para o álbum “A Head Full of Dreams”, da banda Coldplay

No início de fevereiro de 2016, Beyoncé lançou a impactante "Formation", trazendo na canção e no videoclipe uma mensagem sobre o empoderamento negro feminino e o protesto contra a violência da polícia branca norte-americana sobre os negros. Beyoncé apresentou a canção pela primeira vez no dia seguinte de seu lançamento, no intervalo do Super Bowl, fazendo uma pequena participação no grande evento ao lado de Bruno Mars e Coldplay. Repetindo a mesma estratégia de 2013, logo após sua performance Beyoncé anunciou sua nova turnê mundial, a "The Formation World Tour". Em março, Beyoncé lançou sua nova linha de roupas esportivas em parceria com a Topshop, intitulada "Ivy Park"

No mês de abril, Beyoncé se reinventou e surpreendeu o mundo novamente com o lançamento do "Lemonade", seu 6º álbum de estúdio. O mesmo veio acompanhado de um filme, também exibido pela HBO, onde toda a história do CD foi representada na videografia, ou seja, este seria seu 2º álbum visual. Poucos dias depois, Beyoncé deu início a "The Formation World Tour". O lançamento de "Formation" e, posteriormente, o lançamento do "Lemonade" deu a Beyoncé uma lista de conquistas e recordes. No mês de agosto, por exemplo, além de apresentar um medley do álbum no VMA 2016, Beyoncé saiu como a grande vitoriosa da premiação, vencendo 8 das 11 categorias no qual concorria, incluindo a mais importante da noite, "Vídeo do Ano", por "Formation". Além desta, Beyoncé também saiu como a grande vitoriosa em premiações como BET Awards e Soul Train Music Awards

Em setembro, a Unidos da Tijuca confirmou que Beyoncé seria homenageada em uma das alas do desfile da escola de samba em 2017. No mesmo mês, a escola iniciou testes com bailarinos de Stiletto para se apresentarem no desfile. No mês de outubro, Beyoncé se apresentou em outro evento beneficente do TIDAL, performando canções do álbum "Lemonade". Já no início do mês de novembro, Beyoncé se apresentou no showmício, da até então candidata à presidência dos EUA, Hillary Clinton. No final do ano, Beyoncé provou ser a maior chefe que você respeita, quando fez ma apresentação exclusiva para os funcionários de sua empresa, a Parkwood Entertainment. 

Em fevereiro de 2017 Beyoncé anunciou sua segunda gravidez, dessa vez de gêmeos! 

Orgulhosamente criado com Wix.com

 

bottom of page