Grammy 2017: Saiba tudo o que rolou na emocionante 59ª edição da maior premiação da música!
- Davi Nardes & Lucas Brito
- 13 de fev. de 2017
- 5 min de leitura

Aconteceu neste último domingo (13) a 59ª edição do Grammy Awards, considerada a maior e mais importante premiação da música, e Beyoncé foi um dos grandes destaques da noite. A cantora fez sua primeira aparição em público após anunciar a gravidez de gêmeos no início do mês, e fez um das performances mais elogiadas da noite, cantando duas faixas do álbum "Lemonade": Love Drought e Sandcastles.
Durante sua apresentação, Beyoncé fez novamente uma referência a Oxum com seus acessórios e vestimentas na cor amarelo ouro. A orixá, de origem africana, representa a fertilidade, o amor e assim como Iemanjá, ela é protetora das gestantes. Pelo que pesquisamos também, Beyoncé pode ter feito (sem confirmações) uma referência a "Virgem Negra" ou "Virgem Maria Negra". Na história, Maria, mãe de Jesus, é o símbolo da fertilidade e a vida, o mesmo que Queen Bee representou em sua performance.

A pintura da Virgem com pele negra foi criada na Europa durante o Período Bizantino, com origem medieval. Existem mais de 500 pinturas nessa versão espalhadas pelo mundo. Assista a performance:
Em relação as categorias, Beyoncé era líder em indicações com 9 no total.
Durante a pré-premiação, "Formation" foi eleito o vídeo do ano, recebendo o gramofone de Best Music Video. E poucos minutos após sua performance, Beyoncé também recebeu o gramofone de Best Urban Contemporany Album com o "Lemonade". Veja o momento:
Leia, abaixo, a tradução do discurso emocionante feito por Beyoncé:
"Muito obrigada. Oi baby. Obrigada aos votantes do Grammy por essa honra incrível, e obrigada a todos que trabalharam duro para capturar de um jeito tão lindo a profundidade da cultura do sul do país.
Eu agradeço a Deus por minha família, meu marido maravilhoso, minha filha linda, meus fãs por me darem tanta alegria e apoio.
Todos nós vivemos dores e perdas, e frequentemente nos tornamos inaudíveis. Minha intenção para o filme e para o disco era criar um trabalho que desse uma voz para nossas dores, nossas dificuldades, nossa escuridão e nossa história, para enfrentar problemas que nos deixam desconfortáveis.
É importante para mim mostrar imagens para meus filhos que reflitam a beleza deles, para que eles possam crescer em um mundo em que, quando eles olharem no espelho, primeiro por meio de suas famílias, bem como no noticiário, no Super Bowl, nas Olimpíadas, na Casa Branca, e vejam eles mesmos. E não tenham dúvida de que eles são lindos, inteligentes e capazes.
Isso é algo que eu quero para cada criança de todas as raças, e eu acho vital que aprendamos com o passado e reconheçamos nossa tendência de repetir nossos erros. Obrigada, novamente, por premiarem "Lemonade". Tenham uma linda noite. Obrigada por esta noite. Isso é incrível!"
Mesmo Beyoncé vencendo duas categorias, a grande expectativa eram as três principais categorias da noite: Música do Ano, Gravação do Ano e Álbum do Ano. Beyoncé concorria nas duas primeiras com "Formation" e na última com o álbum "Lemonade", porém, infelizmente, ela não venceu nenhuma, perdendo todas elas para a cantora britânica Adele, que se consagrou como a maior vencedora da noite. Todos sabiam que ambas poderiam vencer nessas categorias, mas grande parte reconhecia que este era o grande momento de Beyoncé, inclusive a própria Adele.
Ao receber o gramofone de "Música do Ano" por "Hello", Adele se levanta de seu acento para cumprimentar seu marido e em seguida olha para Beyoncé, que está próxima a ela, e diz "I love you" ("eu amo você", em português). Confira o momento, em 0:30 do vídeo abaixo:
Poucos minutos depois, foi anunciado a categoria "Gravação do Ano", que Adele também venceu com "Hello", e dessa vez, a cantora fez questão de falar sobre Beyoncé em seu discurso.
"[...]E meu sonho, minha ídola, é a Queen B. Eu adoro você! Você move minha alma. Todos os dias, você tem feito isso pelos últimos 17 anos. E eu quero que você seja minha mamãe, tá bom?".
Confira o momento, que tirou risadas de todos da platéia, em 1:31 do vídeo abaixo:
E o momento mais emocionante aconteceu logo em seguida. A categoria Álbum do Ano, considerada a mais importante de todas, foi anunciada, e Adele venceu com seu álbum "25". A cantora subiu ao palco extremamente emocionada, e durante o seu discurso fez questão, novamente, de falar sobre Beyoncé e seu álbum Lemonade, deixando claro que na visão dela Beyoncé é quem merecia ganhar o prêmio. Todos aplaudiram Adele, e Beyoncé, claro, ficou extremamente emocionada. Confira este momento em 1:35 do vídeo abaixo:
"[...] Hoje a noite, vencer este círculo completo, eu poderia presentear a mim mesma, mas eu não posso aceitar este prêmio. Sou muito modesta e estou muito grata e agradecida, mas a artista da minha vida é a Beyoncé, e este álbum, o álbum "Lemonade", é tão monumental, Beyoncé, é tão monumental. E é tão bem pensado e tão lindo, e é uma descoberta de alma. E todos nós pudemos ver um outro lado seu que você não nos deixa ver sempre, e te agradecemos por isso. Todos os artistas que estão aqui, nós adoramos você demais! Você é nossa luz! E a forma como você faz os meus amigos se sentirem, a forma como você faz os meus amigos negros se sentirem, é empoderadora, e você faz eles se erguerem por si mesmos. Eu amo você. Sempre amei, e sempre vou amar!" - disse Adele, durante seu discurso.
Outro fato que ainda fez todos se encantarem ainda mais com Adele, foi que ela, acidentalmente, quebrou seu gramofone de Álbum do Ano, e a cantora brincou que iria dividir com Beyoncé.

Com o fim da premiação, Adele falou sobre Beyoncé mais uma vez, dessa vez, durante o Red Carpet.
"Eu conversei com ela antes da premiação, para que ela soubesse o quanto eu estava honrada por ser indicada ao lado dela, e nos falamos depois da premiação também. Ela foi muito graciosa e humilde, como todos podem esperar dela", disse a cantora. "E eu senti que precisava falar algo, porque pra mim o álbum do ano foi o Lemonade. Então, senti que era a vez dela de vencer. Minha visão foi tipo 'Que merda ela precisa fazer para vencer o Álbum do Ano?'", completou.
O álbum "Lemonade" foi, sem dúvidas, um dos trabalhos mais ousados e completos já lançado por um artista e, assim como Adele, todos esperavam que Beyoncé vencesse a categoria dessa vez. Muitos acusam o Grammy de racismo já que, raramente, artistas afrodescendentes vencem tal categoria, ainda mais as mulheres, aonde a última que conseguiu tal feito foi Lauryn Hill, em 1999. Beyoncé, que já foi indicada na categoria três vezes, perdeu todas.
Mesmo não tendo vencido as principais categorias da noite, Beyoncé saiu da premiação com mais dois Grammy's, totalizando agora 22 em toda sua carreira.
留言